NOTÍCIAS    FOTOS    VÍDEOS    SIMULADOR    REGRAS    TJD
Usuário:    |  Senha:  
 
FILIADO
  
 
  08/05 - Juntos venceremos o combate contra o COVID-19, faça sua parte fique em casa.  
NOTÍCIAS

Data: 08/11/2019
Essa notícia foi lida 672 vezes

  

BRAVUS FC

Futebol LGBT: um drible no preconceito e um golaço da diversidade

   Quinta-feira, 21h30. Perfeito para reunir os amigos, bater aquela bolinha e começar o esquenta para o final de semana na capital federal. O retrato parece comum, mas tem uma turma que aproveita esse encontro para fazer uma coisa ainda mais legal: lutar contra o preconceito. Esse é o horário da pelada do Bravus Esporte Clube, a primeira equipe LGBT de futebol do Distrito Federal.
    Fundado em 2017, o time surgiu a partir da iniciativa de amigos que descobriram um campeonato de futebol para atletas gays – a I Copa Hornet, realizada em São Paulo – e viram ali a oportunidade de unir a paixão pela bola com a vontade de juntar os amigos em um ambiente em que pudessem se expressar livremente. Marcaram, então, as primeiras peladas e criaram perfis nas redes sociais para atrair outras pessoas que quisessem participar. Logo o time se consolidou e passou a integrar a Champions Ligay, o “brasileirão” LGBT.
    “Tinha muita gente que queria jogar futebol, mas não se sentia a vontade nas peladas convencionais. O que fizemos foi criar um espeço em que cada um se sentisse livre para jogar e ser quem quisesse”, conta Jonathan Mendonça, um dos fundadores da equipe. “Hoje, somos conhecidos por muita gente, não só do meio homossexual, e isso tem feito com que cada vez mais pessoas nos procurem para se divertir conosco”, completa.
    A pelada acontece todas as quintas-feiras num complexo com seis campos de futebol society, sendo a do Bravus a única voltada para o público gay. Mas os integrantes garantem que isso não é problema. “Aqui todos sabem que o Bravus é um time LGBT, mas ninguém nos discrimina ou trata com indiferença. E é isso que buscamos: um espaço acolhedor que nos permita praticar nosso esporte favorito sem nenhum receio”, revela Paulo Nascimento, dirigente da equipe.
    Não há critérios para participar do futebol do Bravus. Aliás, há sim: não ter preconceito. A equipe tem como lema “inclusão, diversidade e amizade” e faz questão de deixar isso bem claro para os integrantes e visitantes. Pelo menos uma vez por mês rola também o tradicional churrasco, mais um momento para confraternizar e estreitar os laços entre os participantes.
   Josiel Martins, um dos jogadores mais antigos, conta que frequentemente aparecem pessoas que buscam no time uma forma de aceitar sua sexualidade. “A sociedade insiste em nos empurrar pra dentro dos armários. Aqui buscamos deixar todos a vontade para, no seu tempo, destrancar essas portas e se tornarem pessoas mais felizes”, diz.
   O Bravus também disputa competições. Além de campeonatos tradicionais, o grupo vai para sua quinta Champions Ligay, evento organizado pela Ligay Nacional de Futebol que reúne times LGBT’s de todo o Brasil. A próxima edição acontece em Belo Horizonte, nos dias 15 e 16 de novembro, com a participação recorde de 28 equipes. Os custos para a participação serão bancados pelos próprios jogadores.
   A busca por respeito em um espaço ainda muito permeado pelo preconceito como o futebol é o objetivo maior perseguido por estes rapazes. “Nós temos um projeto que vai além das competições. Queremos representatividade para que possamos integrar cada vez mais pessoas e ajuda-las a superar as dificuldades impostas pela sociedade às minorias”, diz Gabriel Wense, outro dirigente da equipe. “O Bravus é uma grande família que se uniu através do futebol”, finaliza. 







LEIA TAMBÉM!

Cesea Campeã Brasiliense Feminina de Futebol 7
Em final emocionante Cesea se consagra campeã vencendo Shalke 12 por decisão de Shoot Out.
Campeonato Brasiliense Feminino de Futebol 7 2020
Jogos da segunda rodada não define classificados
Campeonato Brasiliense Categorias de Base de Futebol 7
Segunda rodada bem disputada e nada definido.
Curso Treinador de Futebol 7
FF7 Brasília traz curso voltado a modalidade Fut 7
Campeonato Brasiliense Feminino de Futebol 7
Ponta pé inicial do Fut 7 feminino do Distrito Federal

CRAQUE DA RODADA
RANKING


PARCEIROS


Copyright© 2020 FEDERAÇÃO DE FUTEBOL 7 DE BRASÍLIA.